sexta-feira, 2 de novembro de 2007

AULA DE 22/10/2007

A compreensão do conteúdo do sistema de computadores é feita pela interface passando da codificação a decodificação para que a relação: homem versus máquina se efetive através dos periféricos(teclado/mouse/tela). Na rede, a interligação , o compartilhamento de dois ou mais computadores fazem a conexão entre vários elementos ou instituições, onde efetua-se um fluxo de idéias, de informação em todas as direções. Na rede está a cibercultura, onde nos comunicamos de forma flexível, aberta, sem fronteiras em que a internet é a principal ferramenta de difusão em que propicia uma socialização entre os seus participantes. Nisso está a virtualidade, a qual divide-se entre o virtual, atual e o real. O primeiro é o inacabado, sem forma, pois está sujeito a transformações; o atual é a manifestação de características num determinado momento e o real é o movimento de transformãção.
No ciberespaço está a interatividade, que nos faz pensar em interação e apesar de estarem relacionados são coisas distintas; visto que a interatividade se manifesta através de um diálogo simultâneo entre emissor e receptor, assim descarta-se a idéia de posicionamentos. A participação é ativa e as mensagens são reconfiguradas. Enquanto a interação pode acontecer sem a manifestação de todos os participantes e existe posicionamento entre emissor e receptor. E ainda vale lembrar que a interatividade pode se realizar através da tecnologia ou presencial, desde que haja construção e reconstrução de conhecimento pelos participantes, sendo o ponto culminante do processo a comunicação.
A tecnologia levou o homem a tentar a criação da inteligência artificial que seria a reprodução do cerébro humano, das suas faculdades mentais; porém não obtiveram êxito devido a toda uma complexidade do cerébro humano. A inteligência artificial foi substituída pela inteligência coletiva e criou-se os chips para efetuar a ligação homem-máquina.

Nenhum comentário: