sexta-feira, 2 de novembro de 2007

IMPRESSO E LEITURA

O que facilitaria o aumento de leitores no mundo da leitura? A publicação de livros com glosários e minitextos explicativos; o professor fazer uma apresentação apaixonada para aguçar a curiosidade do estudante pela leitura; a criatividade do professor para gerar modos de atrair os estudantes; fazer leitura compartilhada; tentar relacionar as próprias experiências com a história, com o relato de um livro...Bem, essas seriam uma das soluções plausíveis para estimular o hábito pela leitura por meio de revistas, jornais, livros....e para alimentar, cultivar este hábito, deveríamos aprender, absorver, os três mandamentos de uma boa leitura: ler por prazer, ler para estudar e ler para se informar.
Lanço mais uma pergunta: O que proporcionaria nas salas de aula o tônico, o estimulante de uma boa leitura? Os impressos, talvez seja uma resposta óbvia; entretanto é vaga, pois creio que a melhor resposta seria: os representantes do impresso, ou seja, aqueles que nos fazem viajar no mundo do conhecimento: revista, jornal, livro..., os quais são o transporte obrigatório, se desejamos saber ler, efetuar uma boa leitura e porque não dizer uma excelente interpretação, que só através do hábito de ler teremos êxito.
Os impressos: jornal, revista, livro....possuem uma força bastante expressiva e quando bem utilizados atringem o seu alvo, os alunos, de maneira fecunda. Por exemplo: o nosso jornal costumeiro, o que circula em nossa cidade todas as manhãs, em que está disponível inúmeras noticias; podem levar os alunos a discutirem os assuntos locais, nacionais e globais de nossa realidade e assim transportá-los para além dos muros escolares. Além disso, pode ajudar na formação de leitores assíduos e interessados pelos fatos reais, bem como impulsioná-los a outro tipo de leitura, pode estimular os alunos a confeccionar o seu próprio jornalzinho escolar e contribui para formar sujeitos para si, para vida e para o mundo. E qual seria o papel do professor no mundo da leitura? Participante ativo, provocador, instigador da curiosidade, da busca pelo saber...
Quem cultiva o gosto de ler, descobre que é a via de comunicar-se de igual para igual com o restante da humanidade não existindo nem tempo e nem espaço. Percebemos o sentido da expressão diversidade, que se manifesta por meio de idéias, vivências, sonhos, experiências...E quem seria o responsável pela entrada em sala de aula do gosto pela leitura? O educador, ao utilizar estratégias e comportamentos diferenciados para atividades que envolvem não só a leitura, mas que buscam informação, curiosidade, aprendizado, troca de idéias e estimulem a participação de educandos no mundo do saber, pois feliz será aquele que armazenar mais conhecimento porque proporcionará mais encanto na sua vida.
Penso, tenho a certeza, que os impressos: revista, jornal, livro... cumprem a sua função básica de produtores de conhecimento, de anfitriões do saber. Entretanto, a intenção deles não é somente possuir leitores, é de dialogar com eles, de convidá-los a serem não só consumidores mas quem sabe? Também produtores, divulgadores de conhecimento. Porque a entrada no mundo da leitura só tem a nos beneficiar.
BIBLIOGRAFIA:
BENCINI, Roberta. Todas as leituras. Nova Escola, nº.194, p.31-37, agosto de 2006.

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