sábado, 17 de novembro de 2007

SEMINÁRIOS CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO

Ao presenciar os seminários que versaram sobre TV/VÍDEO E RÁDIO na escola , a mim, foram revelados coisas, as quais desconhecia, com relação a presença da tv, vídeo e rádio na sala de aula ; do quanto eles motivam os participantes do espaço educativo a integrarem-se, bem como os estímula no aprendizado que se faz em todas as direções. Tv,vídeo e rádio de recurso, ferramentas ou instrumentos de transmissão de conhecimento subvertem-se a desencadeadores de ideías desprendidas do conteúdo didático, cujo processo educativo será enriquecido com o ensinar-aprender sem direções.
As ¨novidades¨se realizam com difuculdades e neste caso, a ausência de professores capacitatados, habilitados, a manusear os instrumentos dificulta a integração da tv,vídeo e rádio na escola, de modo a não estimulá-los a trabalharem com tais recursos. A falta de capacitação advém do enfraquecimento da educação brasileira, das políticas educacioanis do governo de Fernando Henrique Cardoso que seguiu as determinações do Banco Mundial. E até hoje , elas permanecem no governo atual.
Os seminários contribuíram para construção do meu conhecimento e para reconstruir alguns saberes debilitados no meu ser. E mais uma vez, percebe que a educação tem duas faces a do bem e a do mal, entretanto a atuação , efetivação, de uma das faces depende de qual educação desejamos para formar um indivíduo. O discorrer do seminário deixou claro, que toda fonte de riqueza -tecnologia- é cobiçada e monopolizada, sempre tem uma burguesia que explora e não compartilha um bem-comum.
AULA DE 12/11/2007.

3 comentários:

Veronica Novis disse...

val, para mim os seminarios tb acrescentaram mt a aprendizagem e reflexão!! concordo com tudo o que vc disse! o radio e as novas tecnologias n podem ser vistos como feramentas ou recursos, mas sim cm ele,entos de transformação da realidade escolar de fato! os pedagogos precisam saber preparar projetos ludicos e criativos envolvendo a utilização do radio!!
eh isso ai, vamos em frente!
um bjo

Thamyres disse...

é Val, os seminarios são bastantes interessantes, pois atraves deles podemos nos aprofundar em assuntos e polêmicas que provavelmente não pesquisariamos...

caisa cruz disse...

Val, para mim também os seminários acrescentou muito, pois saí de um modelo de seminários tradicionais em que só os palestrantes falam e os outros escutam. Foi muito bom experimentar essa forma de apresentação em que todos participam debatendo os temas expostos.
A tv e o rádio podem, sim, ser trabalhados nas escolas, mas como vc mesma disse os professores devem estar qualificados para trabalhar com esses instrumentos.
Você explicou muito bem a questão da falta de capacitação dos professores que "advém do enfraquecimento da educação brasileira, das politicas públicas do governo de Fernando Henrique Cardoso."