segunda-feira, 15 de outubro de 2007

INTERLIGAÇÕES NO CIBERESPAÇO

As interligações no ciberespaço, pelo menos algumas delas são: comunidade virtual, inteligência coletiva, hipertexto e simulação citadas na aula de 15/10/2007, por mim e pelas minhas colegas e sem dúvida sofreram intervenções pertinentes, complementares, pela educadora: Bonilla.
O ciberespaço é um espaço de comunicação entre as redes de computadores, com toda a sua engenharia, onde as comunidades e a inteligência se realizam por que possuem interesses comuns. É o local em que o comportamento virtual distingue-se do presencial, pois os usuários sentem-se livres para manifestarem o seu EU secreto.

As comunidades virtuas diferem-se das tradicionais, pois na primeira há uma ação ativa dos seus usuários e a participação dos seus membros é móvel, enquanto na segunda basta a presença de seus membros e já é o suficiente. Manter-se numa comunidade virtual durante algum tempo não identifica o usuário como: um viciado, um dependente do mundo virtual, ser assim depende de uma análise para identificação, que pode ser evidenciada nas atitudes repetitivas e temos que ter em mente que cada caso deve ser estudado para determinar, se existe ou não a presença de um vicío. Os ambientes vituais estão por toda parte da rede: Orkut, blog, lista de discussão...e as regras de utilização são construídas pelos próprios usuários(auto-organização), mas não deixa de ser descentralizada e deshierarquizada.

A inteligência coletiva torná-se presente no ciberespaço, a partir do momento em que todos estão atuando em tempo real, utilizando-se dos seus conhecimentos para trocarem informações. Assim, não existe quem sabe mais ou menos, não se pode negar a inteligência do outro, as suas potencialidades. Além disso, a desqualificação do outro não constrói, descontrói; o que embeleza a comunidade é a manifestação da inteligência do outro, de todos, para promoção de um embate qualificador; cujo objetivo é a construção do conhecimento, conduzindo o indivíduo a ser produtor e consumidor do conhecimento de forma coletiva, de forma integrada. A construção coletiva prevê o não isolamento das pessoas, diz não ao individualismo, a sobreposição do outro.
O hipertexto é uma das linguagens do ciberespaço, sendo ¨um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície, cujo acesso se dá através dos links, ou de hiperlinks, que tem função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal.¨( wikipédia). Na rede os textos são instantâneos em tempo real; o hipertexto tem a característica de não ser linear, pois não existe sequência lógica, mostra-se flexível, por que podemos está num local e outro movidos por um interesse , por isso dizemos que estamos navegando. Sendo esta um processo de leitura escrita em que cada ser fará o seu percurso entre os vários textos e assim formulando o seu conhecimento. E o perigo de si perder navegando é o grande achado, por que viabiliza a construção de outros textos por meio de links.
A simulação é entendida como modelo matemático computacional , onde pode ser manipulado o real e o maginário na construção de situações, de um universo que ainda não esta na prática, auxilia o conhecimento de fatos ou mesmo de dar possibilidades a criatividade e possui o recurso de reiniciar situações e pôr novas variáveis, ao identificar a inexistência de adequamento do simulado no real. Ela fundamenta-se no conhecimento, no funcionamento, na teoria e na criatividade e, todas as áreas de conhecimento podem trabalhar com a simulação.

Finalizo a minha postagem dizendo que a aula de 15/10/2007 foi bastante prazerosa, onde a inteligência coletiva aconteceu e todos foram protagonistas do aprender-aprender. E cada vez mais, acredito que o processo educativo acontece quando fazemos do estudar uma brincadeira, um prazer, onde adicionamos as nossas vidas conhecimento. Brincar de estudar com os meus alunos será a minha meta como futura educadora, pois a cada amanhecer, eles terão certeza de que as minhas aulas farão a diferença na vida deles e na minha, por que irei colher os frutos. O processo não será fácil, porém tenho disposição para realizá-lo.
OBS.: AULA DE 15/10/2007 FOI DEMAIS( AMEI).

Nenhum comentário: