domingo, 7 de outubro de 2007

INCLUSÃO DIGITAL E SOFTWARE LIVRE

O termo software livre está contido na inclusão digital, pois se o primeiro é uma questão de liberdade e não de custo, envolvendo a capacidade do ser humano de dar asas a criatividade, de desenvolver um conhecimento e está disponível em rede; a inclusão digital diz que devemos ser alfabetizados para além de um simples manuseio de uma máquina, o que implica sermos produtores e consumidores de conhecimento.
O software livre é um meio de produzirmos conhecimento, de estarmos incluídos digitalmente, onde o coletivo poderá usufruir dos seus benefícios em rede e a inclusão digital nos deixa livres para exercitarmos o nosso intelecto, é um meio de troca de idéias, informações e de exercermos a cidadania. Isto é possível, porque na rede não há fronteiras e existe a liberdade de expressão.
Software livre e Inclusão digital podem ser entendidos como inibidores, desarticuladores de ações que visam a supremacia de uma classe social, porque ambos desejam a manifestação, a participação do coletivo em rede, o compartilhamento de saberes.
OBS.: AULA DE 24/09/2007.

Nenhum comentário: