domingo, 7 de outubro de 2007

MINHA PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO DE CONMHECIMENTO COM O SOFTWARE LIVRE: INKSCAPE

Avalio a minha participação na produção da cartilha com o software livre: Inkscape de forma ativa até o meu limite possível de ser humano, de possuidor de material para efetivar a referida produção. Então para demonstrar a minha afirmação faz-se necessário tecer como aconteceu todo o processo educativo, de forma que o leitor possa entender o que digo em algumas linhas.
O ponto de partida para a produção do impresso era a elaboração do roteiro, o fiz e, o mesmo sofreu o adicionamento de duas ou três perguntas ditas pela orientadora: professora Bonilla e outra foi acrescentada pela colega, logo após ter lido umas observações que fiz e o olhar dela foi pertinente. Chamei o grupo para fazer isso e chamei para nos reunirmos outras vezes para terminarmos a tarefa, algumas concordaram de imediato outras permaneciam em silêncio. Durante o processo educativo, mesmo não tendo internet em casa, sentei em frente ao tabuleiro digital da FACED para responder as questões que ficaram sob a minha responsabilidade; pesquisando localizei os sites que interessavam e por conseguinte as suas informações e para não cometer furos e fazer a filtragem correta para cartilha, pede a minha irmã para imprimi-la no trabalho, pois os textos informativos eram extensos e estavam em locais diferentes; foi assim que coloquei as minhas respostas na cartilha.
Chamei as colegas para fazer acertos e complementos, socializar os achados, advertir que tinhamos de nos reunir e recebe o silêncio, não sei se afirmativo ou negativo? Depois disso fiquei no aguardo que alguém se pronunciasse, demonstrasse preocupação em nos reunirmos e isso aconteceu pela colega que não tinha a disponibilidade da internet banda-larga, pois ela possui internet discada e a princípio não estava conseguindo baixar o programa, só restava as outras três participantes que têm internet, duas, essa mesma colega as chamou e disseram que iriam fazer sozinhas e a outra, eu a chamei ficou de dar uma resposta, se iriamos poder nos reunir no sábado e aconteceu o sim de uma forma um pouco árdua.
O sábado chegou ficamos as quatro na casa da colega, que já tinha baixado o programa na internet dias atrás e posto a cartilha em outro editor de texto( word); consertamos os textos, colocamos as referências que faltavam e fomos tentanto colocar as informações no programa cada uma dizia algo e fomos construindo o impresso das 15:00 as 21:00. Na segunda a orientadora conferiu os textos na cartilha, a colega imprimiu a cartilha avistou os erros e cada uma de nós foi consertar o que era de sua responsabilidade, porém duas participantes demoraram de consertar os erros e mesmo de completar o que estava faltando. Após isso, veio a necessidade de uma reunião geral com todos os grupos de impresso e não participei porque disseram que bastava duas de cada equipe, então foram duas que tinham internet em casa porque poderiam ajudar no que fosse necessário e fora isso, eu tinha médico marcado e fiquei com outro trabalho sobre a minha responsabilidade, que tinha algumas das participantes, fiz isso para deixa-las livres para produção, já que não possuo internet em casa e estou com problemas de saúde.
Relatei como foi o processo educativo, " colaborativo", para justificar a minha participação; pois sei que na finalização não participei, não porque não quizesse ajudar, mas sim devido a problemas de saúde e porque tinha um outro trabalho a ser feito. Portanto, me avalio como ser ativo no processo educativo que aconteceu de forma ardua, complicada, quando deveria ser um processo interativo e prazeroso, pois creio que o objetivo da produção é a interação dos indivíduos na tecnologia que de certa forma aconteceu. E posso dizer que apesar das minhas dificuldades o programa é acessível basta termos a internet em casa para nos tornarmos pessoas hábeis com ele.

Nenhum comentário: