A alfabetização e a inclusão são termos contidos no mundo digital , eles estão imbricados e apesar de no mercado serem sinônimos, são termos distintos. Pois, alfabetização digital é a capacidade de manuseio de máquinas digitais, enquanto inclusão digital vai além do acesso a máquina, o homem é produtor e consumidor de conhecimento.
A explanação sobre inclusão digital surpeendeu-me, pois nunca iria imaginar no seu contexto, o envolvimento de classes socias para explicá-la e nem que o tema traria a ação do capitalismo em nossa sociedade. Onde, desfez-se a idéia de divisões de classes sociais e apareceu o termo exclusão social e por sua vez o surgimento de ONGs.
É interessante entender que a sobrevivência das ONGs depende da exclusão social, embora contenha um caráter filantrópico. Inclusão e exclusão caminham juntas, pois o a sociedade capitalista é selecionadora e ao mesmo tempo que somos inseridos num contexto, existem outros a margem para serem resgatados. Isto acontece, devido a toda uma movimentação para que o sistema mantenha os seus consumidores.
OBS: AULA DE 24/09/2007.
domingo, 14 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
também me surpriendir val com a questão das ong's, pois acreditava que elas fosse uma forma salvadora dos excluídos. sendo que, ao contrário do que pensava as ong's foram criadas para amenizar os problemas sociais, diminuindo o papel do Estado.
Postar um comentário