Às vezes, pergunto-me: Quem ou o que é a tecnologia? A qual invade o meu ser e mesmo com o papel de invasora, faço da sua perseguição um desafio: o de buscar, edificar o meu conhecimento, o de não ficar à margem. E mesmo questionando-me, a resposta é clara: a tecnologia semea educação e está em qualquer parte.
A tecnologia está integrada no meu cotidiano, não devo desprezá-la. Hoje, a percebo de forma consciente, antes era só uma máquina a minha volta; compreendo que não devo aguardar as informações serem vistas com um mero apertar de um botão; e a depender do momento pode ser: condição necessária ou suficiente, o acesso ao site da WEB para comunicar-me virtualmente ou obter informações.
A tecnologia está na sociedade contemporânea, cujas máquinas com as suas inteligências artificiais e memórias gigantescas estão ao nosso serviço. Não devo temer o produzido, pois os softwares são limitados e apesar de também possuir limitações, humanas, tenho uma grande vantagem : possuo inteligência natural, tenho a capacidade de criar, raciocinar, desejar... e isto, deixa-me também sem fronteiras.
É indiscutível o poder da tecnologia, a sua força na sociedade. A imensidão de sua força, já está, também, na educação, não devia ser estranho; porque na internet esta a intotalização de informações, de saberes, e a educação é o campo, é o semeador do saber, da amplitude de conhecimento á coletividade. A internet propõe acessibilidade, coletividade, integração com o saber... a educação também tem essa proposta. A E.A.D é uma fonte alternativa para formação continuada de profissionais, cujo professor tem papael de animador, de estimulador da inteligência coletiva.
A tecnologia possui duas faces: evolução e involução. A primeira quando o homem a busca para fins coletivos, benéficos a humanidade e a segunda, quando é utilizada para dizimar povos, uma nação.Não devemos temer a tecnologia e sim quem é o homem, que a utiliza, para que finalidade.
AULA DE 27/08/2007
Um comentário:
Noussa Val q filosófico seu post!!
Quem bom q vc está,encarando as novas tecnologias por uma nova ótica!!
É isso aí, temos q nos egajar nesse meio e utilizá-los a nosso favor!!
destaco aqui, o final do seu post, onde vc traz uma grande indagação, onde não devemso temer a tecnologia, mas sim o q os homens farão uma vez que, estejam de posse dela!!
ok Val fico por aqui, bjus
e bons fluídos para nós!!
;)
Postar um comentário